Início Dicas de alemão O uso do pronome SIE em Alemão

O uso do pronome SIE em Alemão

O uso do pronome SIE em Alemão

Sie, sie e sie… você sabe a diferença deles e como usar esses pronomes?

Essa é uma pergunta que eu recebo toda semana. Muitos alunos não sabem diferenciar um sie do outro. Por isso, eu criei este post para explicar bem detalhadamente o uso e o significado deles. Espero que gostem…

No alemão temos os três pronomes que tem o mesmo som e a mesma escrita. Mas há muita diferença na hora de usá-los.  Portanto, preste bem atenção à explicação abaixo:

  • Sie

O “Sie” com letra maiúscula, não importa se está no início da frase ou no meio, tem o sentido bem formal. Ele é usado para mostrar respeito e educação na comunicação entre os alemães e também com as pessoas que você não conhece muito bem. Traduzimos ele como “Senhor”, “Senhora” e também é usado para “você”, quando este for usado de forma mais formal. Portanto, quando você for falar ou escrever para um Senhor, usa o tratamento formal Sie e quando for falar ou escrever para uma Senhora, usa o Sie também. Veja os exemplos:

Woher kommen Sie? De onde o Senhor OU a Senhora vem?

Sprechen Sie Deutsch? O Senhor OU a Senhora fala alemão?

Wohnen Sie in Brasilien? O Senhor OU a Senhora mora no Brasil?

Wie heißen Sie? Como o Senhor OU  a Senhora se chama?

Como você viu nos exemplos a mesma pergunta pode ser feira para um homem ou uma mulher. É muito comum esse tratamento na Alemanha e as pessoas gostam muito. Sempre que você tiver contato com pessoas idosas, professores, chefes, pessoas que você aborda na rua que não conhecidas é essencial usar o “Sie”.

  • sie

O “sie” escrito com letra minúscula no meio de uma frase pode ter dois sentidos. Ele pode estar se referindo a uma pessoa ou a várias. Vamos entender primeiramente o uso do “sie” quando nos dirigimos a uma pessoa só. Este pronome refere-se a 3ª pessoa do singular, mais precisamente a ela. Você pode reconhecer isso na conjugação do verbo, pois todos os verbos terminam em “t” na 3ª pessoa. Veja os exemplos abaixo.

Sie wohnt in Deutschland. Ela mora na Alemanha.

Lernt sie Deutsch? Ela estuda alemão?

Wie heißt sie? Como ela se chama?

Sie arbeitet bei Siemens. Ela trabalha na Siemens.

Notem que os verbos “wohnt, lernt, heißt e arbeitet” terminam em “t”. Portanto, sabemos que o “sie” neste caso refere-se a “ela”, mesmo começando com a letra maiúscula no início da frase, o que é padrão e não tem nenhuma relação com o tratamento formal.

  • sie

Por fim, o “sie” também se refere a mais pessoas. A tradução neste caso é “eles, elas” e também é escrito com letra minúscula. Assim como na 3ª pessoa do singular, podemos reconhecer o plural na terminação do verbo, ou seja, na sua conjugação. O plural sempre terá a terminação em “en ou n”. Veja os exemplos abaixo:

Sie wohnen in Deutschland. Eles OU Elas moram na Alemanha.

Kommen sie aus Brasilien? Eles OU Elas vêm do Brasil.

Lernen sie Deutsch? Eles OU Elas estudam alemão?

Wie heißen sie? Como eles OU elas se chamam?

Sie entwickeln ein System. Eles desenvolvem um sistema.

Os verbos “wohnen, kommen, lernen, heißen e entwickeln” terminam em “en, n”. Isso indica o plural. O “sie” no início da frase sempre deverá ser escrito com letra maiúscula, pois isso é regra. Cuidado para não se confundir, ok?

Espero que você tenha gostado deste Post e até o próximo!

Liebe Grüße und viel Spaß beim Lernen!

Andréia Bohn

JÁ É ASSINANTE DO NOSSO SITE?

Andreia png3

Assinando gratuitamente nosso site, você ganhará:

1. Livro digital gratuito: ao se tornar assinante, você ganhará uma cópia gratuita do nosso livro digital "Aprender alemão + rápido".

2. Atualizações por e-mail: não perca nenhum dos nossos novos materiais, artigos ou vídeos!

3. Conteúdo exclusivo: ao se tornar assinante, você também receberá conteúdos exclusivos por e-mail.

Powered by ConvertKit