Início Curiosidades Dez Tradições de Natal na Alemanha | Andréia Bohn

Dez Tradições de Natal na Alemanha | Andréia Bohn

Hallo Leute! Hoje trouxe para vocês as tradições de Natal na Alemanha. Como em muitos outros países, o Natal é a época mais especial do ano na Alemanha. Embora o mais importante do Natal em todo o mundo seja a alegria festiva, tempo para a família e comida deliciosa, cada país tem sua própria maneira especial de celebrar esse evento mágico. Desse modo, resolvi mostrar para vocês sobre as principais tradições de Natal na Alemanha. Essas tradições e rituais de Natal são especificamente alemães.

Calendário do Advento (Adventskalendar)


Primeiramente, o Calendário do Advento faz a contagem regressiva durante as quatro semanas anteriores à véspera de Natal e é uma das maiores lembranças da infância. Todos os dias durante a época do Advento, uma nova porta é aberta no calendário do Advento, desse modo, cada porta aberta revela um chocolate doce. A tradição do calendário do Advento começou com cartões simples com fundo de papel e 24 “janelas” que se abriam para revelar cenas de Natal. Mas hoje você pode obter calendários do advento alemães originais com motivos religiosos e calendários do advento contendo figuras fofas ou chocolates para meninos e meninas. 
Coroa do advento (Adventskranz)

A coroa de advento é uma das maiores tradições de Natal na Alemanha. Ela é composta por quatro velas em uma cama de pinhas, frutas vermelhas, flores secas e enfeites de Natal. Famílias diferentes têm tradições diferentes quando se trata da coroa do Advento, ou seja, alguns vão trazê-lo durante a primeira semana de dezembro e acender uma vela todos os domingos antes do Natal. Outros exibirão a coroa do advento no último domingo antes do Natal e terão toda a família sentada ao redor dela, mastigando iguarias natalinas, cantando canções de Natal e assistindo a filmes de Natal.

Dia de São Nicolau (Sankt Nikolaus Tag)

Certamente, na Alemanha, o dia 5 de dezembro é uma noite muito especial, pois, é o dia que as crianças colocam um par de botas recém-polidas na frente da porta de seus quartos. Elas fazem isso na esperança de que São Nicolau e seu assistente Knecht Ruprecht visitem sua casa. Neste caso, talvez ele deixe um presentinho nas botas, como chocolate, nozes ou frutas, ou um saco de ursinhos de goma. Na manhã de 6 de dezembro, os pais não têm problemas para tirar os filhos da cama, ou seja, eles já terão escapado do quarto para ver o que São Nicolau lhes trouxe. No entanto, nem todas as crianças têm essa sorte. São Nicolau só traz presentes para as crianças que geralmente se comportam bem durante todo o ano, no entanto, aqueles que não foram podem encontrar um pedaço de carvão em suas botas, cortesia de Knecht Ruprecht, que carrega um saco de carvão nos ombros.

Práticas de Sankt Nikolaus

Embora São Nicolau se vista de maneira semelhante ao Papai Noel do Brasil, ele não dirige um trenó nem desce pela chaminé. São Nicolau pergunta às crianças se foram boas ou más, portanto, mentir não tem sentido, porque São Nicolaus sabe tudo. Ele carrega um registro do bom e do mau comportamento de cada criança em seu livro dourado. Seu assistente Knecht Ruprecht, cujo papel é punir as crianças para que não se comportam. No entanto, São Nicolaus é um personagem de bom coração que transmite gentileza e autoridade. Na verdade, o Nicolaus alemão é baseado em uma pessoa real.

Noite de Krampus (Krampus Nacht)

Krampus é um dos ajudantes de São Nicolau. Acredita-se que ele acompanhou São Nicolau para ensinar uma dura lição a crianças travessas. No sul da Baviera, homens em horríveis fantasias de Krampus patrulham as ruas na Noite de São Nicolau e às vezes são convidados por pais de crianças particularmente travessas.

Mercados de Natal (Weihnachtsmärkte)

Durante a época do Advento, os centros históricos de todas as grandes cidades alemãs se iluminam com os mercados de Natal, conhecidos como Weihnachtsmärkte. Você pode passear, desfrutar e relaxar nas diversas barracas de comida e bebida. Os mercados de Natal são atrações mágicas todos os anos. Na verdade, há um mercado em cada cidade que abre no primeiro Advento. O vinho quente (Glühwein) e amêndoas torradas estão entre os petiscos e drinks populares. Além disso, você também pode descobrir decorações para árvores de Natal, velas e muito mais aqui. Nuremberg, Dresden e Aachen são particularmente conhecidas por seus mercados de Natal.

Vinho Quente (Glühwein)

A temporada de Natal na Alemanha não está completa sem as canecas de Glühwein. Esta bebida de Natal é vendida em canecas de cerâmica em todos os mercados de Natal na Alemanha e é considerada vital para vencer o frio do inverno e espalhar a alegria festiva. Esta é com certeza uma das mais deliciosas tradições de Natal na Alemanha.

Confira neste post, uma receita de Glühwein:

https://www.andreiabohn.com.br/conheca-o-vinho-quente-europeu-der-gluhwein/

Assar biscoitos antes do Natal (Plätzchen backen vor Weihnachten)

Uma tradição de Natal na Alemanha e que por sinal é muito delicioso é assar biscoitos antes do Natal.

Se você quiser entrar no clima de Natal, com certeza transformará sua cozinha em uma padaria natalina antes disso. Assar biscoitos, estrelas de canela e casas de pão de gengibre é uma das tradições e costumes clássicos de muitos no período que antecedeu o Natal. Sendo assim, o bom disso é que esse costume também produz um resultado final delicioso para fazer um lanche e saborear.

Veja neste link, uma receita deliciosa de biscoito de Natal: https://www.andreiabohn.com.br/biscoitos-de-natal/

Tannenbaum (Árvore de natal)

Essa mais uma das grandes tradições de Natal na Alemanha. Com apenas 400 anos, a tradição da árvore de Natal decorada é um costume alemão relativamente jovem. Antigamente, as famílias decoravam suas salas de estar com galhos verdes na época do Natal. Esse costume acabou evoluindo para trazer árvores inteiras. No entanto, no século 17, as pessoas começaram a decorar suas árvores com maçãs vermelhas maduras, deliciosos pães de gengibre e flores de seda, por exemplo, para criar a ilusão de uma árvore que floresce brilhantemente no inverno. No século 19, a árvore de Natal já havia substituído o presépio como ponto focal das festividades de Natal alemãs.

Veja neste vídeo como e quando os alemães montam a árvore de Natal clicando aqui: https://youtu.be/dw3TKnyp5Yg

Anjos de Natal (Weihnachtsengel)

Os anjos de Natal são os enfeites de Natal mais amados na Alemanha. Eles são colocados nas árvores de Natal e em toda a casa na época do Natal. Os anjos de Natal são mais comumente feitos de madeira e costumam ser vistos tocando seus instrumentos musicais. Espere ver milhares deles em qualquer mercado de Natal na Alemanha.

Alimentos Tradicionais de Natal (Traditionelle Weihnachtsspeisen)

Certamente, uma das tradições alemãs mais esperadas do Natal é a ceia de Natal. A refeição tradicional de Natal inclui pato, ganso, coelho ou um assado. O prato principal é acompanhado por iguarias alemãs como recheio de maçã e linguiça, couve roxa e bolinhos de batata. A sobremesa normalmente inclui Stollen de Natal (panetone alemão), considerado um dos melhores doces de Natal do mundo. O Stollen mais famoso, que pode ser encontrado em muitos supermercados, é o Dresdner Stollen. Esta versão saborosa é feita com nozes e frutas. 

Lebkuchen é outra comida especial do Natal alemão. Este parece um pão de mel. Essas delícias assadas contêm mel, uma série de especiarias e nozes e podem ser macias ou duras, doces ou picantes, e com ou sem glacê. Embora seja tradicionalmente uma iguaria de Natal, Lebkuchen é frequentemente vendido em feiras, festivais e lojas de souvenir em toda a Alemanha. Muitos deles têm mensagens escritas neles.

Para concluir, confira algumas frases com áudio relacionadas ao tema:

Es ist Zeit, den Adventskalender zu holen.
É hora de pegar o calendário de Natal.

Wer hat den Adventskranz erfunden?
Quem inventou a coroa do advento?

Hast du schon Weihnachtsplätzchen gebacken?
Você já fez biscoitos de Natal?

In zwei Stunden wird die Kleine aufwachen, die Treppe runter rennen und unter dem Tannenbaum nachsehen.
Em duas horas ela vai acordar, descer correndo as escadas e olhar embaixo da árvore de Natal.

Sie brauchen einen Schluck Glühwein mit Zimt.
Você precisa de um gole de vinho quente com canela.

Die Weihnachtsmärkte in Deutschland sind sehr schön.
Os mercados de Natal na Alemanha são muito bonitos.

Em resumo, veja um pouco mais sobre o Natal na Alemanha acessando estes links: 

1 – Natal em Rothenburg ob der Tauber. Clique aqui: https://youtu.be/nuk9UTLOpdw

2 – Natal em Frankfurt. Clique aqui: https://youtu.be/4pEiucHldoI

Espero que você tenha gostado deste post! 

Até a próxima!

Liebe Grüße, Andréia Bohn

JÁ É ASSINANTE DO NOSSO SITE?

Assinando gratuitamente nosso site, você ganhará:

1. Livro digital gratuito: ao se tornar assinante, você ganhará uma cópia gratuita do nosso livro digital "Aprender alemão + rápido".

2. Atualizações por e-mail: não perca nenhum dos nossos novos materiais, artigos ou vídeos!

3. Conteúdo exclusivo: ao se tornar assinante, você também receberá conteúdos exclusivos por e-mail.

Powered by ConvertKit
Artigo anteriorAprender Alemão com Músicas | Oh, Tannenbaum | Música de Natal
Próximo artigoComo se diz em Alemão | Presente de Natal | Andréia Bohn