Início Curiosidades Comida alemã: 8 pratos tradicionais na Alemanha | Andréia Bohn

Comida alemã: 8 pratos tradicionais na Alemanha | Andréia Bohn

Quer saber mais sobre comida alemã? Hoje te mostrarei um pouco sobre comida alemã – 8 pratos tradicionais para comer na Alemanha. Eu já viajei muito pela Alemanha e tive a oportunidade de experimentar boa parte da comida tradicional de lá, e são muito saborosos por sinal. Quando se fala em comida alemã, a maioria das pessoas tende a pensar em salsichas, cerveja e chucrute, mas isso não é tudo o que este país maravilhoso tem a oferecer ao seu paladar. Cada região tem suas próprias receitas e pratos tradicionais, mas também existem alguns pratos nacionais que são consumidos em toda a Alemanha.

Veja abaixo 8 dos principais pratos tradicionais da Alemanha.

Schnitzel
Este prato é um bom exemplo da comida típica alemã servida em bares, restaurantes e lanchonetes. A versão mais famosa do Schnitzel é definitivamente o Wiener Schnitzel.
Um Wiener Schnitzel é um pedaço de carne de vitela em fatias finas, coberto com farinha, ovo e migalhas de pão e depois frito em óleo ou muita manteiga até dourar por fora.
Outra versão saborosa desse prato é o Schnitzel Wiener Art, que é basicamente o mesmo, mas com carne de porco. Portanto, esteja ciente da diferença entre um Wiener Schnitzel (vitela) e um Schnitzel Wiener Art (porco).
Schnitzel com batatas é uma escolha muito popular e satisfatória.

Currywurst
Currywurst é vendido em barracas e lanchonetes de fast food em muitas cidades e não é um prato que os alemães comem em casa, mas sim algo que se come ‘em viagem’. Este prato de salsichas, batatas fritas, um molho de ketchup picante e curry é uma comida alemã incrivelmente popular, especialmente depois de alguns pilsners.

Bratwurst
Então temos mais um prato feito de carne suína e muito deliciosa por sinal. Há vários tamanhos de Bratwürste e fazem parte de todos os churrascos alemães. Os Bratwürste mais famosos são com certeza os pequenos e magros vindos de Nürnberg. Para preparar o famoso Bratwurstsemmel você deve grelhar o Bratwurst por 2 minutos de cada lado, colocar em um pão, adicionar um pouco de ketchup ou mostarda e estará pronto. Fora de Nürnberg, os Bratwürste são maiores e contêm mais gordura. O Bratwurst maior e mais gordo vem da área ao redor de Frankfurt. Você não deve deixar de provar esta delícia.

Spätzle
Spätzle é um prato muito famoso. Para quem é vegetariano essa é uma boa opção, pois na maioria das vezes é acompanhado de cebolas fritas ou com queijo. Os spätzle são uma espécie de massa, mas a massa consiste apenas em ovos, farinha, sal e para afofar a massa um pouco de água com gás (podendo ser substituída por cerveja). Os alemães costumam usar a cerveja para deixar a comida mais saborosa. Os Spätzle são originários da área do sudoeste da Alemanha, mas normalmente podem ser encontrados no menu de qualquer restaurante alemão. Tradicionalmente, os Spätzle são servidos como acompanhamento para pratos de carne (como o Schnitzel), mas também podem ser um prato principal. A forma mais famosa de preparar o Spätzle é cobrindo-o com uma grande quantidade de queijo (queijo da montanha para o sabor e um pouco de Limburger para a consistência) que se chama Käsespätzle.

Kartoffelpuffer e Bratkartoffeln
Um Kartoffelpuffer é uma panqueca frita e rasa feita de batata ralada, ovo e farinha. Às vezes é comido com ovos e bacon no café da manhã na Alemanha, como acompanhamento de carne no almoço ou jantar, ou sozinho com molho de maçã.
Já Bratkartoffeln, são mais parecidos com batatas salteadas ou picadas, onde pequenos pedaços ou chips de batata são parboilizados e depois fritos com cebola e às vezes bacon. O Bratkartoffeln também pode ser apreciado no café da manhã, almoço ou jantar.

Rouladen
Rouladen é um jantar típico alemão geralmente servido com bolinhos de batata, repolho roxo e molho. Também pode ser servido com legumes ou purê de batata. Os rolos são feitos de fatias finas de carne que são enroladas em torno de bacon, picles, cebola e mostarda antes de serem assados ​​com vinho tinto. É um prato demorado de preparar, mas definitivamente é uma comida tradicional da Alemanha que você deve comer durante a visita.

Schweinshaxe
Você já ouviu falar nesse prato? Schweinshaxe, é  um dos pratos mais tradicionais da Alemanha, principalmente da região da Baviera. É o joelho do porco. em algumas regiões também chamado de “Eisbein”. Podemos encontrá-lo cozido ou assado. Geralmente é servido com batatas e algum tipo de repolho.

Flammkuchen
O prato é originário da região do Elsass, França, e de Baden, Alemanha. Flammkuchen ou  Tarte Flambée parece uma pizza, mas não é. A base é fina e crocante, mas a cobertura do molho não é à base de tomate, é uma mistura cremosa de crème fraiche (que é um laticínio de origem francesa. É proveniente de uma ligeira fermentação bacteriana de nata ou creme de leite pasteurizado, iogurte grego, sal, pimenta e noz-moscada. A cobertura é composta por bacon frito e fatias de cebola fritas na gordura do bacon polvilhada com orégano.

Leberkäse
Leberkäse costuma ser servida como um lanche durante o dia do que como uma refeição real. Leberkäse é uma espécie de bolo de carne que leva muito tempo ao forno, depois é fatiado e servido com pão branco e mostarda doce. Leberkäse, também conhecido como “Fleischlaib”, “Beamtenripperl”, “Fleischkäse”, ou “Leberkäs” é uma especialidade da culinária da Alemanha e também da Áustria. Você encontrará Leberkäse principalmente no açougue alemão local ou na Oktoberfest.

Agora vamos aprender algumas frases relacionadas ao tema:

Hast du schon das Schnitzel probiert?
Você já provou o Schnitzel?

Ich habe Lust auf eine Currywurst.
Eu estou com vontade de comer um Currywurst.

Selbstgemachter Leberkäse schmeckt einfach herrlich.
Bolo de carne caseiro é simplesmente delicioso.

Dieser klassische Flammkuchen mit Speck und Zwiebeln ist das perfekte Herbst-Gericht.
Esta tarte flambada clássica com bacon e cebola é o perfeito prato de outono.

Unser Restaurant ist speziell dafür bekannt, lecker knusprige und saftige Schweinshaxen zu servieren.
Nosso restaurante é especialmente conhecido por servir o delicioso, crocante e suculento joelho de porco.

Roulade mit Rotkohl zählt zu den Klassikern der deutschen Küche.
Rolinho de carne com repolho roxo é um dos clássicos da culinária alemã.

Bratkartoffeln schmecken echt lecker und sind schnell zubereitet.
Batatas assadas são realmente saborosas e rápidas de fazer.

Ich habe eine Bratwurst bestellt.
Eu pedi um Bratwurst.

Ich würde gern einen Tisch für vier Personen um acht Uhr reservieren.
Eu gostaria de reservar uma mesa para quatro pessoas às oito horas.

Einen Tisch für sechs Personen, bitte.
Uma mesa para seis, por favor.

Haben Sie auch vegetarisches Essen? Ja, Spätzle.
Vocês também servem comida vegetariana? Sim, Spätzle.

Kann ich die Speisekarte haben, bitte?
Posso ver o cardápio, por favor?

Gibt es eine Spezialität des Hauses?
Qual é a especialidade da casa?

Gibt es eine Spezialität aus dieser Gegend?
Qual é o prato típico da região?

Ich möchte gern ein Wiener Schnitzel bestellen.
Eu gostaria de pedir um Wiener Schnitzel.

Wir würden gern eine Vorspeise bestellen, bitte.
Nós gostaríamos de pedir uma entrada, por favor.

Ich habe Diabetes. Ist da Zucker oder Kohlenhydrate drin?
Eu tenho diabetes. Esse prato contém açúcar ou carboidratos?

Kann ich mit Kreditkarte zahlen?
Posso pagar com cartão de crédito?

Então, agora você já sabe 8 pratos tradicionais da Alemanha e poderá experimentar quando for viajar. Qual te deixou com mais água na boca? Para você que já viajou para Alemanha, já provou um destes pratos? O que achou? Compartilha conosco aí nos comentários.

Veja mais dicas e conteúdos de alemão acessando estes links: 

Site: https://www.andreiabohn.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/c/andreiabohn

Instagram: https://www.instagram.com/andreia.bohn/

Facebook: https://www.facebook.com/andreiabohnalemao/

Espero que tenham gostado do post!

Liebe Grüße
Andréia Bohn

 

JÁ É ASSINANTE DO NOSSO SITE?

Assinando gratuitamente nosso site, você ganhará:

1. Livro digital gratuito: ao se tornar assinante, você ganhará uma cópia gratuita do nosso livro digital "Aprender alemão + rápido".

2. Atualizações por e-mail: não perca nenhum dos nossos novos materiais, artigos ou vídeos!

3. Conteúdo exclusivo: ao se tornar assinante, você também receberá conteúdos exclusivos por e-mail.

Powered by ConvertKit
Artigo anteriorCumprimentos em alemão | Primeiras frases em alemão | Andréia Bohn
Próximo artigoAprender Alemão com Músicas | Copacabana | Leon Machère