Início Curiosidades Brindar sem gafe na Alemanha | Entenda o costume alemão ao brindar...

Brindar sem gafe na Alemanha | Entenda o costume alemão ao brindar | Andréia Bohn

Hallo Leute! Wie geth’s? Hoje estou trazendo uma curiosidade alemã que é muito importante você saber. Como brindar sem gafe na Alemanha! Entenda o costume alemão e não cometa um deslize ao brindar. Você já ouviu falar que os alemães mantêm contato visual quando brindam? Pois bem, se existe uma regra da qual você deve se lembrar quando visita a Alemanha, é de manter contato visual ao bater sua caneca de “Hofbräu” gelada na cerveja de outra pessoa. No entanto, não fazer isso pode levá-lo a uma situação difícil com seus amigos alemães.

Manter o contato visual ao brindar é uma tradição de longa data na Alemanha. Não só é considerado especialmente rude, mas também pode ter alguns efeitos sérios em sua vida, como na sua vida sexual, por exemplo. Aí você deve estar se perguntando, mas como assim? Como diz o velho ditado, se você não mantiver contato visual ao brindar, sofrerá sete anos de sexo ruim.


Na verdade, ninguém pode dizer ao certo onde, quando e porque o costume se originou e porque persiste na Alemanha e em outras partes da Europa. Existem, no entanto, várias teorias, a maioria das quais se relaciona com a época medieval.

A explicação mais confiável é que o tilintar de copos é um mecanismo de seguro contra envenenamento. Se a pessoa com quem você está bebendo tivesse envenenado suas bebidas, bater os copos uns nos outros, principalmente se feito com alguma força, significaria que as bebidas espirrariam umas nas outras e seu assassino em potencial correria o risco de se matar junto com você.

Então, por que o contato visual? A única maneira de ter certeza de que o veneno não havia derramado em seu copo seria observando os copos batendo um no outro. Ao fazerem contato visual naquele momento, os dois bebedores afirmam um ao outro que não há razão para olhar para os copos, estabelecendo a confiança mútua de que nenhuma das bebidas está envenenada.

Quanta evidência histórica verdadeira existe para esta teoria? Não muito. Mas, pelo menos, é mais difícil de contestar do que a superstição dos 7 anos.

Veja abaixo, algumas frases com áudio para você praticar e aumentar o seu vocabulário em alemão:

Die Deutschen stoßen bei Augenkontakt an.
Os alemães brindam mantendo o contato visual.

Wenn die Deutschen anstoßen, sagen sie “Prost”.
Quando os alemães brindam, eles dizem “Prost”.

Wenn ich meinen Freund Albert besuche, vergesse ich immer, ihm in die Augen zu schauen, wenn wir anstoßen.
Quando eu visito meu amigo Albert, sempre esqueço de olhar no olho dele quando brindamos.

Então, agora você sabe como manter contato visual ao brindar na Alemanha. Certifique-se de seguir esta regra se quiser manter seus amigos alemães.

Você segue alguma lei estranha de bebida? Conte para nós aí nos comentários.

Veja aqui, mais exemplos de frases que poderão ser ditas na hora do brinde além do PROST: https://www.andreiabohn.com.br/prost-o-que-significa/
Veja mais dicas e conteúdos de alemão acessando estes links: 

Site: https://www.andreiabohn.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/c/andreiabohn

Instagram: https://www.instagram.com/andreia.bohn/

Facebook: https://www.facebook.com/andreiabohnalemao/

Espero que tenham gostado do post!

Liebe Grüße
Andréia Bohn

JÁ É ASSINANTE DO NOSSO SITE?

Assinando gratuitamente nosso site, você ganhará:

1. Livro digital gratuito: ao se tornar assinante, você ganhará uma cópia gratuita do nosso livro digital "Aprender alemão + rápido".

2. Atualizações por e-mail: não perca nenhum dos nossos novos materiais, artigos ou vídeos!

3. Conteúdo exclusivo: ao se tornar assinante, você também receberá conteúdos exclusivos por e-mail.

Powered by ConvertKit
Artigo anteriorComo se diz SEM PROBLEMAS em Alemão | Andréia Bohn
Próximo artigoCumprimentos em alemão | Primeiras frases em alemão | Andréia Bohn